Breve história do Colégio Santa Teresa

“Pelo andamento das coisas conhecemos a Vontade de Deus”
Sta. Paula Frassinetti
Transformação pela Educação...

...e tudo começou na Itália do séc XIX quando Paula Frassinetti, jovem simples e audaz, moradora nos arredores de Gênova, sentiu-se impelida a fazer algo para mudar a realidade das crianças e dos pobres que viviam em situação de exclusão material e cultural.
Aliou-se a outras jovens sensíveis e assumiram o compromisso de transformar a realidade evangelizando pela Educação. Surgia desse embrião a Congregação de Santa Dorotéia.
Era o ano de 1894, final do Séc. XIX, quando o Maranhão através do Recolhimento de Nossa Senhora de Anunciação e Remédios e o Asilo de Santa Teresa, foram transferidos para as Irmãs de Santa Dorotéia, vindas das terras italianas com seus sonhos e propósitos idealizados por Paula Frassinetti.
Educar as crianças e jovens pela “via do coração e do amor” orientá-los pela Bússola da Vontade de Deus foi a tarefa desenvolvida no dia-a-dia da Escola pelas irmãs e pelos leigos que aderiram à proposta pedagógica intuída por Santa Paula.
Ao longo dos anos a concepção educativa foi sendo atualizada pelas teorias educativas cujos princípios são condizentes com as intuições de Santa Paula e com os valores cristãos. Assim a prática educativa recebeu os reforços teóricos de Piaget, Vigostky, Wallon, Gardner entre outros que referendam a concepção de educação como um processo de formação integral do sujeito e de aprendizagem como espaço de interações múltiplas.

e3c15fd168684e329f353b9a65b3c5e4.jpg